O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou este domingo que o Governo Regional dos Açores vai reforçar no Orçamento para 2013 as transferências para o Serviço Regional de Saúde em mais 30 milhões de euros, mais 12,5% que no ano anterior.
O Presidente do Partido Socialista revelou que desencadeará, em Fevereiro, “o debate com os partidos políticos na Região, mas também, com as entidades mais representativas do setor, no sentido de encontrar as melhores soluções – as soluções açorianas – para a sustentabilidade do setor da Saúde nos Açores. Com a legitimidade do voto, mas sobretudo com a força das ideias e com a riqueza do debate e das soluções concertadas, o Governo dos Açores avança para este debate com a convicção de que são os açorianos que têm condições para construir as soluções para este desafio”.
Na intervenção de encerramento do XV Congresso Regional do PS/Açores, que decorreu na cidade da Horta, Vasco Cordeiro explicou que a reforma que o Governo Regional pretende implementar na área da Saúde tem como objetivo “garantir que, no futuro, continuamos a ter um bom Serviço Regional de Saúde”.
O líder do PS/Açores rejeitou categoricamente a ideia de que a Saúde deve passar para a responsabilidade do governo nacional. “Os que votaram a favor do Orçamento de Estado são os mesmos que, perante todas as evidências de insensibilidade social do Governo da República que todos os dias são tornadas públicas, insistem em entregar a esse Governo a Saúde dos Açorianos. Seria como colocar a raposa dentro do galinheiro”, afirmou.
De acordo com Vasco Cordeiro, “o trabalho que queremos desenvolver no Serviço Regional de Saúde pretende garantir que as açorianas e os açorianos terão, nas próximas décadas, um Serviço Regional de Saúde eficaz, sustentado e bem gerido, no cumprimento de um direito constitucional que lhes assiste”.
O líder dos socialistas açorianos reiterou a ideia de que “na governação é preciso fazer escolhas e tomar posições consentâneas com cada momento.” Vasco Cordeiro afirmou que o PS/Açores marca a diferença por defender “que é, exatamente, nas alturas piores que temos a obrigação de ajudar os nossos.”
Vasco Cordeiro anunciou ainda que Complemento Regional de Pensão terá um aumento de 3%. “O Governo considera possível que neste ano 2013, uma das medidas emblemáticas de apoio aos nossos idosos, e que é o Complemento Regional de Pensão, o chamado cheque pequenino, tenha um aumento de 3%, o que corresponde, desde logo, ao cumprimento de um compromisso eleitoral que assumi perante os açorianos”, afirmou.
O Presidente do PS/Açores divulgou ainda que o Governo Regional “continua a garantir a existência da Remuneração Complementar, da Remuneração Compensatória, do Complemento Regional de Abono de Família para crianças e jovens, e do Apoio à Aquisição de Medicamentos para idosos, entre tantas outras medidas de apoio às famílias e aos que se encontram numa situação de maior fragilidade.”